Núcleo baiano reúne dados científicos sobre cirurgia robótica

A cirurgia robótica é a forma minimamente invasiva de se realizar cirurgias de grande porte mais moderna que existe, associando visão tridimensional ampliada em 10x e maior precisão de movimentos a uma ergonomia extremamente favorável ao cirurgião, o que torna os procedimentos cirúrgicos mais seguros e mais assertivos.

No mundo, a cirurgia robótica se iniciou nos Estados Unidos em 2002, no Brasil em 2008 e na Bahia em 2019. Hoje, o Brasil já possui mais de 85 robôs Da Vinci instalados e a Bahia já acumula quatro plataformas robóticas instaladas, sendo o estado do Norte e Nordeste com maior número de procedimentos por ano. O Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), dentre seus integrantes, das áreas de urologia, ginecologia, cirurgia colorretal, cirurgia pediátrica, cirurgia torácica e oncológica, acumula mais de 1.000 cirurgias robóticas realizadas, com destaque para o Núcleo de Urologia, coordenado pelo Dr. Leonardo Calazans, que realizou mais de 60% dos casos do grupo. Buscando sempre andar em sintonia com a prática da medicina baseada em evidências, onde não basta crer que algo é bom, é preciso comprovar com dados coletados de forma organizada e idônea, consegui incorporar ao nosso time os urologistas Alexandre Ziomkowsky e João Estrela, com o intuito de criar o Núcleo de Tecnologia e Ciência, que já começou uma ampla coleta prospectiva de dados dos casos operados pelo instituto. O propósito é ratificar perante a nossa comunidade leiga e acadêmica, o quão a cirurgia robótica é, de fato, benéfica em tratamentos complexos de patologias como câncer de próstata, de rim, de bexiga, malformações congênitas pediátricas, endometriose e câncer de colón e reto, por exemplo.

O Brasil é um país carente de análises estatísticas próprias, e a área médica respalda a maioria de suas condutas em dados de trabalhos dos Estados Unidos e de países da Europa. Nesse sentido, o Núcleo de Pesquisa do IBCR surge para contribuir com o enlevo das pesquisas nacionais e internacionais sobre este tipo de procedimento minimamente invasivo, e engrandecer ainda mais a medicina baiana e colaborar com nossa população.

*Nilo Jorge Leão

Coordenador do IBCR e núcleo de Uro-Oncologia das Obras Sociais Irmã Dulce

Dr Nilo Jorge possui mais de 600 cirurgias robóticas realizadas sendo uma referência nacional na área

Você precisa estar logado em para postar um comentário.