O que é Cirurgia Robótica

A Cirurgia Laparoscópica auxiliada pela tecnologia robótica é a forma mais moderna de abordagem cirúrgica minimamente invasiva, onde o cirurgião fica sentado confortavelmente em um console a alguns centímetros da maca onde o paciente encontra-se posicionado, controlando a plataforma robótica que está acoplada ao paciente.

O robô é um aparelho, que pesa pouco mais de 500kg, possui 4 braços articulados, com movimentos altamente precisos e que permite aumento de imagem em 10 vezes e visão 3D ao cirurgião que exerce o seu controle, o que facilita muito a identificação de estruturas nobres e otimiza os resultados cirúrgicos.

Literalmente falando, a impressão que o cirurgião tem é de que sua cabeça está dentro do paciente, enxergando todas as estruturas nobres de maneira precisa, amplificada e tridimensional.

Se quiser tirar dúvidas a respeito da sua cirurgia, marque sua consulta presencialmente ou através da telemedicina.

Sala de cirurgia robótica

Cirurgia Robótica atualmente

No Brasil, atualmente, existem cerca de 75 plataformas robóticas do tipo Da Vinci em atividade, das quais duas encontram-se em Salvador, no Hospital São Rafael/Rede D’Or, e Hospital Santa Izabel, Santa Casa da Bahia.

Vantagens

  • Menor sangramento: a Cirurgia Robótica, comprovadamente reduz o sangramento durante ato cirúrgico, consequentemente com menor indicação de hemotransfusão.
  • Menor tempo de internamento: independente de qual tipo de procedimento será realizado, o tempo de permanência hospitalar é menor com uso da plataforma robótica.
  • Menos dor: os cortes são pequenos, com menor lesão de músculos da parede abdominal. Esse benefício é compartilhado com a cirurgia laparoscópica, porém com uso de portais manipulados por braços robóticos, com pinças articuladas, a pressão sobre esses cortes e ainda menor, com benefícios ainda maiores.
  • Retorno precoce às atividades laborativas: como consequência da menor lesão tecidual e menor dor, o paciente consegue andar logo após a liberação anestésica, com funcionamento precoce do intestino e possibilidade de alta e retorno às suas atividades habituais antes do esperado com cirurgias convencionais.
  • Melhor visão: a plataforma robótica fornece imagens em alta definição, com 3D e magnificação de até 10x. Isso permite visualização mais detalhadas das estruturas, preservando aquilo que não deve ser manipulado durante cirurgia, resultando em resultados mais eficientes.
  • Movimentos mais precisos e sem tremor: o robô filtra o tremor essencial normal dos seres humanos, resultando em movimentos mais precisos e eficientes, com menor risco de lesões inadvertidas de estruturas adjacentes aquelas que estão sendo manipuladas.
  • Melhor ergonomia para o cirurgião: o cirurgião controla os braços robóticos sentado em uma cadeira confortável, com possibilidade de ajuste ergonômico, de maneira que fique mais confortável, resultando em uma cirurgia mais tranquila e com possibilidades menores de erros por desgaste físico.

Pioneirismo e Fundação do IBCR

Dr. Nilo Jorge está entre os poucos cirurgiões robóticos do país que, de fato, tiveram uma formação formal no aprendizado de cirurgia robótica, quando pode trabalhar por 12 meses no programa de fellowship em Cirurgia Robótica no AC Camargo Câncer Center, em SP, onde participou de mais de 150 Cirurgias Robóticas dos mais variados tipos e de onde saiu certificado e habilitado para prática de Cirurgia Robótica.

Além de ser um dos cirurgiões robóticos com maior volume cirúrgico individual no norte-nordeste, Dr Nilo Jorge, ao lado de seu pai Dr. Nilo Leão e seu sócio Dr. Leonardo Calazans, foi o responsável pela realização da primeira Cirurgia Robótica pediátrica no Estado da Bahia, tendo removido um grande tumor suprarrenal numa criança de 04 anos de idade e 15kg de peso.

Atualmente, Dr. Nilo Jorge é responsável pelo treinamento de mais oito cirurgiões robóticos certificados no Brasil, no seu programa de proctoria.

_