Dr. Nilo Jorge

Dr. Nilo Jorge Leão é urologista habilitado em cirurgia robótica, sendo um dos pioneiros desta prática na Bahia, tendo sido o primeiro cirurgião a realizar uma cirurgia robótica pediátrica no Estado. Sua formação técnica completa, aliada à experiência e aos valores que vêm de família, são a certeza de um tratamento que alia tecnologia de ponta a atendimento humanizado e comprometido.

Coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica | Coordenador do Núcleo de Uro-Oncologia das Obras Sociais Irmã Dulce | Chefe do serviço de Urologia do Hospital Mater Dei Salvador e do Serviço de Urologia do Hospital Municipal de Salvador | Sócio do grupo Uroclínica da Bahia.

Membro-titular da Sociedade Brasileira de Urologia, cirurgião geral e urologista pela Universidade de São Paulo (USP- RP). Fellowship em Uro-oncologia, laparoscopia e cirurgia robótica no AC Camargo Câncer Center. Cirurgião robótico certificado pela Intuitive/Strattner. International Member da European Association of Urology (EAU) e da American Urological Association (AUA).

Possui trabalhos publicados em congressos, periódicos e livros em Urologia. Possui especial interesse nas áreas de uro-oncologia, videolaparoscopia e cirurgia robótica. Cirurgião robótico habilitado para realização de cirurgias robóticas como membro do corpo clínico dos Hospitais em Salvador, Hospital Mater Dei (BA), Hospital São Rafael – Rede D'Or (BA), Hospital Aliança (BA), Hospital Santa Izabel (BA); em São Paulo no Hospital Sírio Libanês (SP), Hospital Samaritano (SP), Hospital Paulistano (SP), Hospital São Luiz – Rede D'Or (SP) e Hospital Vila Nova Star – Rede D'Or (SP); em Aracaju no Hospital São Lucas e no Rio de Janeiro no Hospital Quinta D’Or (RJ). É professor assistente da Unifacs (Universidade de Salvador), na disciplina de Urologia. Atualmente é PROCTOR (orientador) de mais de 30 urologistas em treinamento para Cirurgia Robótica (cirurgiões da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Sergipe), sendo a uro-oncologia e a cirurgia robótica suas principais áreas de atuação.

Dr. Nilo Jorge é especialista em uro-oncologia e cirurgia urológica minimamente invasiva, em especial cirurgia robótica. Possui formação e experiência no tratamento de diversas condições urológicas, tais como: câncer de rim, câncer de próstata, câncer de bexiga, litíase urinária e tratamento endoscópico a laser; colocação de próteses penianas para tratamento de disfunção erétil; tratamento de incontinência urinária; tratamento de estenoses de ureter, malformações urológicas congênitas; entre outras.

Coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica IBCR.

Coordenador do Núcleo de Oro-Oncologia das Obras Sociais Irmã Dulce

Chefe do serviço de Urologia do Hospital Mater Dei Salvador

Chefe do Serviço de Urologia do Hospital Municipal de Salvador

Sócio do grupo Uroclínica da Bahia.

Hospitais de Atuação:

Salvador, BA:

  • Hospital Mater Dei
  • Hospitais São Rafael – Rede D'Or
  • Hospital Aliança
  • Hospital Santa Izabel
  • Hospital Cardiopulmonary

São Paulo, SP:

  • Hospital Sírio Libanês
  • Hospital Samaritano
  • Hospital Paulistano
  • Hospital São Luiz – Rede D'Or
  • Hospital Vila Nova Star – Rede D'Or
  • Hospital 9 de Julho
  • Hospital Moriah

Aracaju, SE:

  • Hospital São Lucas

Rio de Janeiro, RJ:

  • Hospital Quinta D’Or - Rede D’Or

Dr. Nilo Jorge - Urologia e Cirurgia Robótica

Formação Acadêmica

  • 2016 – 2017 Especialização em Fellowship em Uro-Oncologia, Laparoscopia e Cirurgia Robótica.
    Fundação Antônio Prudente – AC Camargo Câncer Center, AC CAMARGO, Brasil.
    Título: Cirurgias Laparoscópicas e Robóticas em Urologia.
    Orientador: Dr. Gustavo Cardoso Guimarães.
  • 2013 – 2015 Especialização – Residência Médica.
    Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil.
    Título: Urologia.
  • 2011 – 2013 Especialização – Residência Médica.
    Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil.
    Título: Clínica Cirúrgica (Cirurgia Geral).
  • 2004 – 2010 Graduação em Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
    Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Salvador, Brasil.
    Formação complementar
  • 2015 Curso DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM URO-ONCOLOGIA-FMRP.
    Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil.
  • 2014 Curso DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM URO-ONCOLOGIA-FMRP.
    Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil.
  • 2016 – 2017 Fellowship em Uro-Oncologia, Laparoscopia e Cirurgia Robótica.
    Fundação Antônio Prudente, FAP, São Paulo, Brasil.
  • 2017 – 2017 Curso Avançado Continuado em Prostatectomia Radical Laparoscópica. 
    Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, São Paulo, Brasil.
  • 2017 – 2017 Curso Avançado Continuado em Prostatectomia Radical Laparoscópica. 
    Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, São Paulo, Brasil.
  • 2016 – 2016 Curso em Da Vinci System Training as a Console Robotic Surgeon. 
    INSIMED, INSIMED, Colômbia.
  • 2016 – 2016 Curso em Da Vinci System Training as a Console Robotic Surgeon. 
    INSIMED, INSIMED, Colômbia.
  • 2015 – 2015 Curso em Advanced Course in Laparoscopic Urological Surgery. 
    American Institute of TeleSurgery- IRCAD – América Latina, IRCAD, França.
  • 2015 – 2015 Estágio Observacional do Núcleo de Uro-Oncologia. (Carga horária: 180h)
    Fundação Antônio Prudente, FAP, São Paulo, Brasil.
  • 2014 – 2014 Curso no XIII CONGRESSO PAULISTA DE UROLOGIA. 
  • Sociedade Brasileira de Urologia, SBU, Rio De Janeiro, Brasil.
  • 2013 – 2013 CURSO LATINO-AMERICANO DE URETEROSCOPIA FLEXÍVEL. 
    Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil.
  • 2011 – 2011 Curso em ATLS. 
    Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil.

Depoimentos

Dra. Fernanda Leão Barreto

Advogada, professora de Direito Civil, Conselheira da OAB, Primeira Vice-Presidente do IBDFAN-BA e irmã do Dr. Nilo Jorge
“Meu irmão caçula, que nasceu quando eu tinha 06 anos, sempre foi uma pessoa fascinante. Desde pequeno, Nilo Jorge demonstrava uma tenacidade e um perfil de liderança que chamavam a atenção da família, dos professores, dos amigos. Liderava com naturalidade, mas também com um senso muito grande de justiça e com uma vontade visível de fazer a diferença, seja qual fosse a atividade que se propunha a realizar. Talvez tenha herdado essas características da avó paterna, Janilda Leão – uma mulher à frente do seu tempo -, maior entusiasta do seu nascimento e com quem o neto manteve uma relação profunda de cuidado e admiração.

Nilo Jorge cresceu rodeado de amor e de bons estímulos, mas também da cobrança dos nossos pais- que nunca abriram mão de que lidássemos com os estudos com muita seriedade, e que jamais aceitaram tergiversações com a ética, com o processo de formação do nosso caráter.

Penso que a escolha profissional de meu irmão se deu de forma natural, pois teve o privilégio de ver atuar, desde pequeno, dois grandes médicos que estão ligados à origem da sua vida e foram homenageados no seu nome: nosso avô paterno, Jorge Bahia de Carvalho, pioneiro em cirurgia pediátrica no estado da Bahia, e Nilo César Leão, nosso pai, cirurgião urologista, referência em sua especialidade. E como também tive e tenho o privilégio de ter em minha vida essas duas admiráveis figuras, e de testemunhar o processo de formação profissional de Nilo Jorge, posso afirmar: o que mais me comove é que, além da habilidade técnica, do compromisso constante com o estudo e com seu aperfeiçoamento, da vocação genuína (quiçá hereditária) para a medicina e para todos os sacrifícios e perene disponibilidade que ela demanda, meu caçula tem os exemplos do pai e do avô entranhados na alma, e por isso exerce seu ofício com aguda humanidade, com a perfeita noção de que a sua função, na vida dos pacientes, vai muito além de tratar a doença.

Ser médico, para meu irmão, significa a possibilidade de ser instrumento de cura, mas também a obrigação de lidar com a doença como apenas uma parte na vida de quem lhe procura. O seu olhar para o paciente nunca descuida da dimensão humana da relação, dos anseios, dores e esperanças daqueles que lhe devotam a maior das responsabilidades, que é a de tentar restabelecer sua saúde. Ele destina aos pacientes o seu melhor, que é a assombrosa competência, mas também a capacidade de acolher, de alentar.

Ainda na faculdade, vi Nilo Jorge lutar para salvar um paciente do qual quase todos já haviam desistido – e que hoje segue vivo e firme, graças a ele. Hoje, o vejo construir uma clínica particular vitoriosa e fundar um instituto pioneiro de Cirurgia Robótica, sem nunca deixar de dedicar seu tempo, com o mesmo afinco e afeto, à medicina pública, servindo aos que mais precisam.

Assim, me sinto orgulhosa de ver que aquele menininho que eu carreguei, eufórica, no colo, logo depois de nascer, segue sua vida pautado em exemplos tão belos e bem apreendidos, ao lado da linda família que formou e cada vez mais consciente da importância do seu papel para a afirmação de uma prática médica de excelência, pautada nos valores da humanidade e da solidariedade”.

Dr. José Andrade

Médico Otorrinolaringologista e Doutor pela Universidade Federal de São Paulo
“Nilo Jorge realizou uma formação médica sólida, em instituições tradicionais no Brasil, mas o que serviu como fundamento para sua construção profissional transcende em muito os aspectos técnicos comuns a todo médico e cirurgião de ponta. É neto e filho de médicos que dedicaram suas vidas à cirurgia, a serviço do próximo. Quem o conhece sabe que seu desejo de ser médico vem de família, de tradição, vocação. Como muitos, carrega o propósito de remediar e curar desde cedo, desde seus passos quando ainda criança. Ao longo dos anos fortaleceu seu intuito e perseverou muito ao estudar e se formar.

Quando ainda era estudante, antes mesmo da faculdade, vendo o seu pai trabalhar, Nilo percebeu rapidamente o sentido crucial da prática médica: a assistência, em seu sentido mais amplo e profundo. Muito além dos protocolos, diretrizes e tecnicidades, essenciais na medicina moderna, sua atuação é verdadeiramente marcada por seu envolvimento atento ao que existe de mais humano e essencial para o cuidado clínico.

Para quem estudou medicina é fácil perceber que ser médico e ser humano é em alguns momentos fácil de ser dito, mas de árdua prática. Médicos como Nilo, que vivem a medicina mesmo antes de cursar a medicina propriamente dita, tem muito mais facilidade com esse exercício de modo verdadeiro. Percebem cedo as lutas das rotinas e vivências com os pacientes e suas recompensas mais valorosas.

Realizar o sonho de ser médico tomou muitos e muitos anos de sua juventude, nos períodos de estudo mais rigorosos e exaustivos para que pudesse entrar na faculdade. No fim de sua graduação iniciou uma nova luta para então se especializar. Em sua preparação para realizar a residência médica, enfrentou ao lado de outros colegas as piores concorrências, igual ou maior que a dos testes de vestibular.

Nilo teve êxito então ao ser aprovado em umas das instituições de maior respeito no país, mas o que é mais importante, teve um aprendizado amplo e sólido. Foi exposto e teve a oportunidade de cuidar de um grande volume de casos em cirurgia minimamente invasiva, tanto robótica quanto endoscópica, se adequando a linguagem mais atual de sua área.

Acabou por mérito, imensa perseverança, inacabável dedicação e sorte, saindo de todas as curvas de aprendizado de maneira rápida e bem sucedida. É hoje um cirurgião destacado e maduro, que ensina colegas mais novos em especialização. Como médico e antigo amigo, é bonito de ver e testemunhar que Nilo busca assistir seus pacientes com a mesma excelência no setor público e no setor privado, respeitando as dificuldades de cada lado. Esse inclusive era um discurso que eu ouvia mesmo antes de nos formarmos e que hoje eu presencio.

Meu colega carrega o mesmo olhar de encantamento e verve pelos desafios de quando realizava suas primeiras suturas e atendia seus primeiros casos. Atua diariamente na fronteira do conhecimento com o que é de mais atual, responsável e eficaz no cuidado com seus doentes.”

Certificados

_