A Pieloplastia é o nome do procedimento cirúrgico utilizado para tratar estreitamentos da junção pieloureteral. A maioria dos casos de estreitamento da junção pieloureteral são congênitos e diagnosticamos na infância. Contudo, existem ainda alguns casos que são secundários à procedimentos cirúrgicos endoscópicos, cálculos urinários e até mesmo trauma.
Esse estreitamento da junção pieloureteral, conhecida como estenose de JUP, pode em alguns casos levar a dilatação progressiva do rim e perda do mesmo. Desta forma, a pieloplastia, procedimento cirúrgico que retira a parte estreita e refaz o encontro do ureter com o rim, pode ser indicada para preservar a função renal.
Fitness Zone | Sports HTML Theme by BuddhaThemes | ThemeForest turinabol cycle Up to 85% Off on Gym Membership at JAB Fitness
Esse procedimento antigamente era feito sempre por via aberta. Contudo, a maioria dos casos hoje em dia é feito por via minimamente invasiva, seja através de laparoscopia ou assistida por robô.
A cirurgia aberta fica reservada para crianças muito pequenas (bebês ) onde ainda ha limitação do material para as técnicas minimamente invasivas.
Assista o vídeo e entenda o passo a passo da cirurgia:
Você precisa estar logado em para postar um comentário.