Na Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), busca-se por intervenções menos invasivas e com potencial melhor prognóstico, no que se refere à recuperação pós-cirúrgica, manutenção da função erétil e manejo dos sintomas do trato urinário inferior, quando comparadas à cirurgia aberta ou Ressecção Transuretral da Próstata (RTU). Nesse contexto de alternativas, há a Enucleação da próstata utilizando Laser (Holmium:YAG).
Esse laser, por sua vez, interage com os tecidos que contêm água, promovendo (através de um efeito fototérmico) a remoção do tecido prostático aumentado de forma controlada, o que possibilita a sua adequada hemostasia.
Por conseguinte, no caso de homens com HPB e sintomas urinários do trato inferior moderados-graves, a força de recomendação pela European Association of Urology (EAU) é forte, sendo o nível de evidência alto, quando comparado à RTU e cirurgia aberta, no que tange à segurança e eficácia, nos curto, médio e longo prazos, para volumes prostáticos inferiores ou superiores a 80mL.
Apesar do aumento do tempo cirúrgico, quando comparado o laser à RTU, algumas meta-análises apontam redução nos tempos de internação e cateterização; redução de complicações infecciosas e perdas sanguíneas, o que reverbera em menores taxas de transfusões. Todavia, os achados nos ensaios clínicos são heterogêneos, quando comparamos possíveis vantagens do laser frete à RTU, no manejo dos sintomas urinários e preservação da função erétil, sendo nesse quesito, pois, equivalentes.
Por fim, um grande diferencial nos desfechos positivos e redução de complicações, no Laser, é a experiência do cirurgião, não só no que se refere à habilidade endoscópica, mas também na seleção das indicações para a técnica, unindo a prática baseada em evidências às particularidades clínicas e vontade do paciente.
EAU Guidelines, Management of non-neurogenic male luts, 2022.
DOI: [10.1111/iju.14462] (https://doi.org/10.1111/iju.14462)
*Nilo Jorge Leão
Chefe do serviço de Urologia do Hospital Mater Dei Salvador
Chefe do Serviço de Urologia do Hospital Municipal de Salvador
Coordenador do Núcleo de Uro Oncologia das Obras Sociais Irmã Dulce
Coordenador do Instituto Baiano de cirurgia robótica
Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
Você precisa estar logado em para postar um comentário.