Os seus níveis de PSA estão alterados?
A angústia de receber o resultado do exame de PSA elevado, muitas vezes consome o emocional do paciente e de seus familiares. Isso se deve ao fato de que as pessoas, relacionam o aumento do PSA com o câncer de próstata.
Porém, a dosagem de PSA pode estar relacionada a outras doenças e condições. E nem todas as situações são provenientes do câncer de próstata. Primeiramente, você deve buscar um médico urologista, que provavelmente irá pedir para que se repita o exame de PSA, esperando um intervalo de 7 a 10 dias.
Caso o exame venha novamente com essa alteração, é necessário uma maior investigação de acordo com sua idade e quadro clínico. Algumas causas que estão relacionadas com o aumento do PSA no sangue são:
- Hiperplasia prostática benigna;
- Prostatite;
- Infecção urinária;
- Retenção urinária;
- Procedimentos como cistoscopia;
- E até mesmo uso de diuréticos e esteróides.
Portanto, se você realizou um exame de PSA, consulte seu médico urologista. Ele avaliará o seu exame, sua história familiar e outros fatores que indicarão ou não a necessidade de exames complementares.
*Nilo Jorge Leão: Coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica e Nucelo de Uro-Oncologia das Obras Sociais Irmã Dulce. Com experiência de mais de 600 cirurgias robóticas realizadas
Você precisa estar logado em para postar um comentário.